JUNHO MÊS DA CONSCIÊNCIA COM A NATUREZA
![]() |
| Fonte: Arquivo GIN/FIEL |
Junho Mês da Sensibilização para o Meio Ambiente
5 de junho é o Dia da Ecologia e o Dia Mundial do Meio Ambiente: a data é lembrada para conscientizar e chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população mundial para a necessidade de implementar medidas emergenciais para prevenir e reduzir a degradação ambiental. Tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.
Criar debates e reflexões sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta, e formas de evitar a poluição abundante. O planeta Terra tem enfrentado sérios problemas resultantes das alterações climáticas globais devido a incêndios, poluição atmosférica, desflorestação, poluição da água e do solo e destruição da biodiversidade e dos seus habitats.
A destruição do ambiente tem consequências graves e de longo alcance, afetando a vida humana, a biodiversidade e a estabilidade do planeta. Existem alguns hábitos que geram impactos ambientais negativos. Algumas delas podemos citar:
- Plástico que leva mais de 400 anos para se decompor, se acumula nos mares e rios, sendo responsável pela morte de milhões de aves e animais marinhos por ano.
- O óleo usado em casa, jogado na pia da cozinha ou descartado no lixo comum, chega a um lixão e pode contaminar o solo e as águas subterrâneas.
- O papel, para o fabrico, requer o abate de um grande número de árvores e o seu processo é um dos mais poluentes (liberta grandes quantidades de CO2 - dióxido de carbono) e consome muita água.
- O lixo em casa, separando-o (orgânico, papel, metais, alumínio e plástico) é importante para ajudar na reciclagem, ajuda a reduzir em 75% a quantidade de lixo enviado para aterros.
As principais consequências da destruição do ambiente são as alterações climáticas, a extinção de espécies, a perda de recursos naturais, os problemas de saúde pública e os desequilíbrios ecológicos. Este impacto contínuo destes problemas ambientais requer atenção tanto por parte dos governos como dos cidadãos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2030 e 2050, as alterações climáticas deverão ser responsáveis por 250 mil mortes de pessoas por ano, uma vez que não estamos a ser capazes de garantir um mundo sustentável. Cabe-nos a nós refletir se vamos fazer parte do problema ou da solução.
Sustentabilidade é a capacidade de manter ou conservar um processo ou sistema ao longo do tempo. É garantir que as necessidades do presente sejam satisfeitas sem comprometer a capacidade das gerações futuras, procurando um equilíbrio entre o desenvolvimento económico, social e ambiental. Um processo muito importante para a reconstrução do meio ambiente. Sendo um conceito em que as atividades humanas devem ser pautadas pelo respeito ao meio ambiente, e pelo uso racional dos recursos naturais.
O desenvolvimento sustentável propõe a sustentabilidade em todos os setores, pois são essenciais à vida humana para satisfazer as necessidades básicas da sobrevivência humana. O conceito deste para apresentar os resultados esperados, necessita da colaboração de todos (políticas públicas e cidadãos), uma ação conjunta para o bem comum.
Outro conceito interessante é "a cura da terra começa conosco". Ação que engloba diferentes perspetivas e sua essência, refere-se à restauração e harmonização do equilíbrio entre natureza e humanidade. A procura de soluções para os problemas ambientais e sociais através da ligação com a terra e os seus recursos.
Envolve tanto a recuperação de ecossistemas degradados como a transformação das relações humanas com a natureza, visando um futuro mais saudável, sustentável, inclusivo e justo. Nossas ações e estilo de vida impactam diretamente o mundo em que vivemos.
A cura da Terra não é apenas uma questão de ações externas, mas uma questão de consciência com a natureza. Ter respeito pelo Planeta Terra, por um ambiente saudável e natural, parte do princípio de curar a Terra de nós.
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2023/06/por-que-a-semana-nacional-do-meio-ambiente-e-o-dia-mundial-do-meio-ambiente-sao-tao-importantes/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/degradacao-ambiental.htm
https://www.cgambiental.com.br/quais-habitos-prejudicam-o-meio-ambiente-e-como-voce-pode-muda-los/
https://fia.com.br/blog/sustentabilidade/
https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/emergencia-climatica-povos-indigenas-chamam-para-a-cura-da-terra/
https://www.curadaterra.arq.br/m%C3%A9todo
https://www.tamera.org/pt/artigo-um-plano-para-a-cura-da-humanidade-e-da-terra/
https://www.luterano.org.br/emergencia-climatica-povos-indigenas-chamam-para-a-cura-da-terra/
https://catarinas.info/nao-ha-cura-do-individuo-se-nao-ha-cura-da-terra/
https://www.editoradobrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/04/Supl_prof_DIGITAL_a_cura_da_terra.pdf
.png)
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário