A cura da Terra começa em nós
![]() |
| Floresta |
A cura da Terra começa em nós!
Somos parte integrante da Terra e temos a responsabilidade pessoal e coletiva de sermos seus guardiões. A verdadeira cura do planeta é um processo contínuo que começa com a transformação de cada um de nós. Em 2019, após a pandemia do Coronavírus (COVID-19), o mundo viveu uma nova era. As consequências da Covid motivaram mudanças de hábitos, o que levou à reflexão sobre a vida.
O isolamento social nos trouxe perdas não só de entes queridos e conhecidos, mas perdas de espaço, tempo, planos e perda de certezas. Não só o ser humano, mas a "Terra" também sofreu. Infelizmente, a saúde e o ambiente continuam a ser tratados de forma desconexa. A união entre os elementos da natureza e da saúde leva-nos a refletir sobre o contexto em que "A Cura da Terra começa em Nós".
A associação entre a saúde humana e o meio ambiente sustentável é capaz de aumentar a autoestima, o autocuidado, a saúde, a melhor qualidade de vida e a sustentabilidade. É essencial criar caminhos que levem a uma sincronia entre o ambiente e a saúde.
As catástrofes climáticas são cada vez mais frequentes e a Terra clama por ajuda. Há notícias constantes de inundações, chuvas fortes, inundações catastróficas, furacões, ondas de calor intensas e secas prolongadas, de forma desordenada, em todo o mundo. Tais distúrbios climáticos afetaram tanto o meio ambiente quanto a saúde e segurança das populações humanas, refletindo na vida diária de milhões de pessoas em todo o mundo.
O desequilíbrio ou instabilidade ambiental gera problemas de saúde. A crise climática, com seus eventos extremos e incertezas, tem impacto direto na saúde mental da população, levando ao surgimento da ansiedade climática (ecoansiedade). É um sentimento generalizado de angústia e preocupação como resultado das alterações climáticas, desencadeando crises de desamparo, desesperança e tristeza.
A ecoansiedade é como um medo crônico de sofrer um desastre ambiental, de acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA). Quando vivemos em harmonia com a natureza, geramos uma fonte de felicidade e bem-estar.
A crise ambiental não é apenas uma ameaça externa, mas interna, pois se manifesta na saúde mental humana. É o primeiro passo para a ação e compreensão de que a cura é um processo que envolve tanto a transformação pessoal quanto a mudança sistêmica. Em essência, a cura é um processo de reconexão, a terra é a totalidade da vida, e a sobrevivência do ser humano está ligada à saúde da terra.
A cura, neste contexto, não é um ato de intervenção, mas um processo de restauração da harmonia e conexão com a Terra. O conceito de cura (do latim "curare" - cuidar ou observar). Segundo Didi Pershouse (autor do livro The Ecology of Care), é um processo sistêmico e recíproco, que utiliza a teoria de que o corpo e o ambiente estão em constante e mútua troca (metáfora da membrana biológica).
A falta de conexão com a natureza pode ser uma coisa negativa. A "cura" começa quando nos conectamos, entendemos nosso papel no ecossistema e cultivamos uma atitude de respeito e cuidado.
Estudos recentes mostram que estar próximo da natureza está relacionado com a melhoria de vários índices de saúde e bem-estar.
Desta forma, a doença individual pode ser considerada como um sintoma de um desequilíbrio em sistemas mais amplos, como família, solo ou cultura. No contexto religioso, a «cura» pode ser uma expressão profunda da fé e da busca espiritual, onde a transformação, a purificação e a renovação pessoais são alcançadas através da transmissão à vontade divina.
Para os povos indígenas, a cura da terra começa em nós, pode representar a restauração da conexão entre o corpo e a terra, acrescentando o estado entre o ser humano, o ambiente natural e as plantas que curam. A cura, nessa visão, é o retorno a uma perceção intuitiva de que o ser humano é parte inseparável, física, psicológica e espiritualmente, do ambiente em que vive.
A cura da Terra começa em nós é um apelo a uma transformação que se manifesta em múltiplas dimensões. A crise ambiental é um espelho do desequilíbrio interior da humanidade, um sintoma da nossa profunda desconexão com a natureza. A cura, portanto, não é um evento isolado, ela começa no coração e na consciência de cada indivíduo.
Para que a Terra se cure, é necessário que o ser humano se cure, abraçando a sabedoria ancestral. Pequenas ações como consumo consciente, reciclagem, abraçar e preservar a natureza, adotar projetos para o cultivo de plantas medicinais orgânicas e comunitárias, podem materializar a possibilidade de um novo modo de viver.
A filosofia da cura não se restringe a grandes projetos. Manifesta-se em pequenas ações diárias que, quando adotadas coletivamente, geram grandes impactos.
https://www.eapn.pt/documento/653/as-implicacoes-sociais-do-coronavirus-em-portugal-a-posicao-da-eapn-portugal
https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/24/pandemia-e-meio-ambiente-impactos-momentaneos-ou-nova-normalidade/
https://rodaleinstitute.org/pt/blog/our-healing-begins-in-the-soil/
https://deusarodrigues.com.br/atitudes-de-cura-para-o-planeta-terra-como-colaborar-hoje/
https://desenvolvimentoregenerativo.com/a-dor-do-mundo-e-a-cura-planetaria/
https://jornal.unicamp.br/edicao/726/a-cura-que-brota-da-terra/
https://continentalhospitals.com/pt/blog/harmony-in-nature-exploring-natural-approaches-to-healing/
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2024/09/19/ecoansiedade-crise-climatica-tem-impacto-direto-na-saude-mental
https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/os-desastres-naturais-que-impactaram-o-mundo-recentemente/
https://123ecos.com.br/docs/crise-climatica/
https://www.ihu.unisinos.br/categorias/188-noticias-2018/584953-cosmovisao-indigena-criacao-encarnacao-e-saida-desse-mundo
https://www.inspiralante.com.br/blog/publicacao/2010604/ecologia-profunda
https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/story/cuidar-do-meio-ambiente-colabora-com-saude-mental
https://ventoeagua.com/revistas-online/revista-39/a-ecologia-do-cuidado-e-a-potencia-da-cura/
https://www.didipershouse.com/the-ecology-of-care.html
https://www.didipershouse.com/about-didi.html
.png)
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário