Projeto de reflorestamento, Organização Brasileira para a Restauração Ambiental - OBRA
Projeto de reflorestamento, Organização Brasileira para a Restauração Ambiental - OBRA
![]() |
| Fonte: Arquivo GIN. |
Arvore e forte ligação à causa da inclusão
A "árvore" tem uma forte ligação à causa da inclusão, onde cada ramo representa valores como o respeito e a empatia, o tronco transmite afeto e raízes à sociedade, refletindo o florescimento da valorização das diferenças. A própria natureza serve como modelo de inclusão, árvore como representação do crescimento, da diversidade, do apoio mútuo e dos valores essenciais para uma sociedade mais justa.
Há projetos que cultivam árvores com a participação de pessoas com deficiência, que desenvolvem competências e autonomia. O contato com a natureza acaba se tornando um espaço de inclusão e melhor interação com a comunidade. Algumas instituições utilizam a metáfora da Árvore, associada à Inclusão, para promover a conscientização da importância da diversidade e do respeito no ambiente escolar ou comunitário.
A convivência do ser humano com a natureza é capaz de aumentar a autoestima, o autocuidado, a saúde, uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade. É essencial criar caminhos que levem a uma sincronia entre o ambiente e a saúde, inclusão e acolhimento.
Pequenas ações podem fazer grandes diferenças no processo de restauração do ser humano com a natureza! Investir em projetos ligados à natureza, como projetos de reflorestamento, é essencial para poder promover a cura da terra, que começa conosco.
Projeto de Reflorestamento - Organização Brasileira para a Restauração Ambiental - OBRA
O projeto de reflorestamento, Organização Brasileira para a Restauração Ambiental - OBRA ("A Cura da Terra Começa em Nós"), é semeado no bairro do Cruzamento (Escadaria José Caetano da Silva), um dia de cada vez na construção de um mundo melhor.
O projeto nasceu no coração do pesquisador Luiz Cláudio L. Ventura, que tem como objetivo plantar árvores que se desenvolvam dentro das condições do solo capixaba. O viveiro está localizado em um terreno na parte alta do bairro Cruzamento, onde as mudas são cuidadas, garantindo seu desenvolvimento saudável. O objetivo é doar essas mudas para reflorestamento na comunidade e também oferecer cursos relacionados ao meio ambiente e reflorestamento.
O bairro do Cruzamento surgiu na década de sessenta. Com o crescimento da migração, houve uma proliferação de barracos, na parte alta, adjacente a Jucutuquara, desde então, o morro adotou o nome de Cruzamento. A parte alta do bairro do Cruzamento, conhecida como "Morro do Cruzamento", reúne características sociais, físicas e de infraestrutura, com desafios específicos e que vem passando por potencial de melhoria.
O bairro em si devido à sua localização tem uma beleza única, que é visível a partir do momento em que começamos a subir as ruas, becos e escadas. Há um processo de regularização fundiária na região, reconhecendo o direito legal à propriedade! No entanto, ainda há registros frequentes de violência, tráfico de drogas e confrontos.
Mesmo com este desafio, a região sabe, há uma magia em relação à paisagem, na comunidade, nas histórias e nas pessoas que constroem, um dia de cada vez, com coragem e criatividade. Iniciativas como essa, de um projeto de reflorestamento podem fazer a diferença na vida de muitos, em busca de um mundo melhor.
Está em contato com a natureza ou está em uma região com árvores de rua e preservação de áreas verdes, traz diversos benefícios ambientais, sociais, econômicos e até mesmo melhoria da saúde pública.
Benefícios de uma cidade arborizada
Uma cidade mais arborizada melhora a qualidade do ar; reduz a temperatura; proporciona sombra; maior controlo da água e prevenção de cheias e deslizamentos de terra; reduz o ruído urbano; melhora o aspeto visual e a qualidade de vida; melhora a saúde física e mental; reduz o stress; a ansiedade e a depressão; incentiva a prática de atividades ao ar livre; aumento da biodiversidade; promove a educação ambiental; a consciência ecológica e incentiva a convivência social.
Fonte:
https://www.facebook.com/projetoarvoredobem/?locale=pt_BRhttps://www.instagram.com/p/DH4am2bzfHK/
https://www.instagram.com/p/DICjYqJPHuM/
https://www.arvore.com.br/
https://www.arvore.com.br/blog/inclusao-e-diversidade-na-escola
https://www.facebook.com/apae.guapore/photos/%C3%A1rvore-dos-50-anosem-comemora%C3%A7%C3%A3o-aos-50-anos-da-apae-de-guapor%C3%A9-foi-realizada-um/1583428299739635/?_rdr
https://wikimapia.org/1244644/pt/Cruzamento
https://www.bembrasil.org.br/fazendo-arte
https://globoplay.globo.com/v/2844625/
https://www.agazeta.com.br/es/policia/policia-divulga-quem-sao-os-integrantes-da-faccao-terceiro-comando-puro-em-vitoria-0425
https://www.solucoesparacidades.com.br/wp-content/uploads/2014/03/AF%20-%20ES%20TERRA%20MAIS%20IGUAL_web.pdf
https://m.vitoria.es.gov.br/noticia/dignidade-regularizacao-fundiaria-alcanca-familias-do-bairro-cruzamento-46292?utm_source=chatgpt.com
https://www.raizen.com.br/blog/reflorestamento
https://greensaopaulo.com.br/arborizacao-urbana-beneficios/
https://www.portalsaudenoar.com.br/a-importancia-do-reflorestamento-e-arborizacao-urbana-para-o-bem-estar/
https://www.rivaincorporadora.com.br/blog/arborizacao-urbana/
https://flucianofeijao.com.br/flf/wp-content/uploads/2024/01/ARBORIZACAO_URBANA.pdf https://sites.usp.br/podalab/wp-content/uploads/sites/1036/2022/01/000-USP-ESALQ-arborizacao_urbana-Khatia.pdf
.png)
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário